Blog

Grupo de Dança Afro Afixirê inicia os trabalhos de 2026 com muita energia, preparação técnica e  grandes expectativas

Grupo de Dança Afro Afixirê inicia os trabalhos de 2026 com muita energia, preparação técnica e  grandes expectativas.

Dá o ponta pé inicial  para um novo ciclo marcado por muitas  novidades e a renovação do compromisso com o fortalecimento das raízes culturais afro-brasileiras.

O Grupo de Dança Afro Afixirê, ja iniciou suas atividades de 2026 com organização, planejamento e alinhamento de suas ações, apos os primeiros encontros de reestruturação e alinhamento das demandas o grupo retorna ao salão de aulas e ensaios com o primeiro ensaio do ano.

O primeiro ensaio  reuniu os integrantes do corpo de baile, reafirmando um dos propósitos do Afixirê: celebrar a ancestralidade, a coletividade e a potência da dança de matriz africana como instrumento de expressão, resistência, valorização e identidade. Foi um momento de reconexão com o corpo, o ritmo e a ancestralidade. Para o ano se tem fortes expectativas, foram projetados: laboratorios, processos criativos, estudos corporais, fortalecimento fisicos e reciclagem técnica para o corpo de baile, além de outras ações pontuais que estruturam um intenso calendário para o grupo. 

A quase três anos atuando de forma ampliada como Associação Cultural Afro Afixirê – ACAA aliando ações artsicas,culturais e sociais. Tem previsto a construção de um novo espetáculo, apresentações em eventos culturais, execução e participações em projetos formativos, aulões e ensaios abertos para a comunidade e a continuidade do trabalho de valorização da cultura negra por meio da dança afro brasileira.

Robertt Reylly direitor coreografico do grupo, fala sobre o pensamento coletivo de construir um novo trabalho, mais sem esquecer de ARUANDA “lugar de paz” (atual espetáculo do grupo) que continuará circulando. “Estamos iniciando mais uma temporada com o grupo com otimas expectativas, já pensando na construção de um novo produto que vamos trazer para os palcos e teatros,  também abriremos audição para novos componentes homens, que estamos precisando, justamente para ingressar nesse novo trabalho.” (Robertt Reylly)

O Afixirê segue em 2026 disposto a ocupar espações, territórios e palcos onde a cultura e a valorização do povo negro seja pauta, para isso estão dispostos a levar a força da dança afro como linguagem de afirmação cultural e coletiva.

CONTATOS

ONDE NOS ENCONTRAR

Copyright 2024