QUILOMBAGEM

Espetáculo Afro produzido em 2007.

“QUILOMBAGEM: Um canto de resistência a escravidão antiga e moderna” – 2007, espetáculo musical de artes cênicas integradas (dança, teatro, capoeira, canto e percussão) que faz em dois atos um paralelismo da escravidão antiga e o trabalho escravo contemporâneo. Este trabalho contou com uma equipe técnica coordenadora, sendo a direção geral assumida por Carmen Bascarán Collantes, fundadora do CDVDH/CB e militante de direitos humanos reconhecida a nível internacional. Nesta peça, o grupo Afixirê desenvolveu toda a parte coreográfica do espetáculo apresentando danças originais dentro das linhas de vários ritmos afros tradicionais e modernos. 

Este espetáculo foi apresentado em diversos municípios do Estado do Maranhão, do Pará, do Tocantins e do Piauí, sendo que também fez uma turnê no ano 2008 em nove cidades da Espanha, sendo elas: Oviedo, Gijón, Mieres, A Coruña, Santiago, Lugo, Sevilla, Barcelona e Madrid. 

O OUTRO LADO DA HISTÓRIA

Espetáculo Afro produzido em 2008.

“O outro lado da história”- 2008, espetáculo onde é contada a história do Brasil desde a perspectiva da população negra.  O espetáculo foi constituído de maneira conjunta, onde cada integrante do grupo colaborou na realização e criação das coreografias, sendo que nesta construção não foi apenas explorada a dança, sem não que foi criado um espetáculo de artes cênicas integradas que incluía percussão, canto e teatro. 

Coordenado e dirigido na época por Marcelo Grangeiro, o espetáculo apresentava coreografias originais em diferentes ritmos, sendo elas: Salsa, Bolero, Lambada-zouk, Reggae, Hip-Hop, Cacuriá, Jazz, Afro e Dança dos Orixás. Todas elas danças de matrizes africanas, escolhidas após de um longo período de estudo e pesquisa desenvolvida pelos/as próprios/as participantes do grupo. Além de ter sido apresentado em Escolas e eventos de semana de consciência negra da Cidade afim de promover debates que enriqueçam as informações sobre o tema.

NAVIO NEGREIRO

Espetáculo Afro produzido em 2009.

“Navio Negreiro” - 2009, Produção exclusivamente coreográfica inspirada na viajem de navio que os escravos/as negros/as faziam da África ao Brasil, contando a história do tráfico negreiro. Sendo também um trabalho de criação conjunta dirigido por Marcelo Grangeiro o atual Coreografo e diretor do grupo na época. 

Este espetáculo foi estreado na I Semana de Consciência Negra de Açailândia, com intenção de mostrar um trabalho novo e diferenciado que correspondesse expectativas do evento e do próprio grupo. Apresentação esta que abril portas para que outras fossem realizadas em demais eventos da Cidade.

A DANÇA DA VIDA

Espetáculo produzido em 2011/2012.

“A Dança da Vida” – 2011 a 2012: Performance de dança afro que retrata os principais momentos de crescimento de uma pessoa, mostrando a trajetória da vida através da dança, desde os primeiros momentos quando ainda é um feto dentro do ventre de sua Mãe levando em conta o nascimento, seu percurso de vida até a sua morte lembrando ao público que como coletivo pertencemos a uma comunidade global diversa e que precisa de apreender a conviver numa cultura de paz e respeito.

O NEGRO É A RUA

Espetáculo produzido em 2013.

“O Negro é a Rua” – 2013: Show criado a partir dos estudos e pesquisas feitas das manifestações de rua de origem negra, e da própria polução negra existente nas ruas. Este trabalho faz um paralelo entre a “Cultura de Rua” e ‘Cultura de Salão” ou seja, o popular e o clássico, o que é povão e o que é elitizado. Mostra também, que a rua é o cenário que iguala a todos/as independente de raça ou posição social, além de que as culturas sejam ela popular ou clássica são pertencentes a todos/as.

O Show conta com coreografias de diferentes ritmos: Jazz, Contemporâneo, tambor- de- crioula, Salsa, Hip-Hop, Dança Afro, além de Capoeira e Teatro.

A RUN BOBOIA

Espetáculo produzido em 2014 a 2016.

“A RUN BOBOIA” – 2014 a 2016: “A Run Boboi” saudação a Oxumaré que significa “Salve o Arco-íris” é expressão utilizada de forma simbólica para representar a mística do espetáculo. A rum boboi Oxumaré, a rum boboia! O negro foi arrancado de suas terras, capturado como bicho selvagem e trazido à força para o Brasil em navios negreiros.   “A Run Boboia” espetáculo do grupo de dança Afro Afixirê do CDVDH/CB narra essa saga no universo subjetivo da dança, através de metáforas de expressões corporais e na sagacidade de suores secos.  Mas o espetáculo vai além, arranca desse negro o riso, o desejo, a leveza e o amor pela nova terra e cultura que ele ajudou a construir. No arco-íris Há também a esperança de dias floridos, coloridos e musicais.  Em torno do universo que gira estar a favor da vida em abundancia, da dignidade e da justiça.  

Foi apresentado nos seguintes eventos: Romaria do Cerrado, II Aldeia Sesc Balaiada de Cultura, II Festival de Cultura Popular de Imperatriz – MA, Semana de Consciência Negra da Universidade do Sul do Maranhão – UNISULMA, VIII Semana Maranhense de Dança e no evento de Discussão para implementação do projeto RAICE- Rede de Ação Integrada no Maranhão e Pará.

NA GIRA DO MUNDO

Espetáculo produzido em 2017 e 2019.

Na Gira do Mundo – 2017 e 2019: espetáculo de dança de Matriz Africana é uma releitura sobre o “Centro Espiritualista Filhos\as do Oriente Maior” um dos mais importantes terreiros de Umbanda e Terecô da cidade de Açailândia – Maranhão. O espetáculo traz á cena a religiosidade afro brasileira em suas mais diversas formas de expressão, com a musicalidade e a dança nos arremessando ao universo de uma comunidade de terreiro sincrética, revelando a presença de entidades caboclas, pretos velhos, a iniciação de uma Iaô, a dança dos Orixás, as giras e exus e o poder místico da fé afro brasileira.

PERFOMANCE UBUNTU

Produzido em 2018.

Performance coreográfica e produção de vídeo CLIP UBUNTU – 2018 – Coreografia que retrata o tráfico negreiro e a história da escravidão no Brasil.

PERFOMANCE DONA

Produzido em 2019.

Performance coreográfica e produção de vídeo CLIP UBUNTU – 2018 – Coreografia que retrata o tráfico negreiro e a história da escravidão no Brasil.

PERFOMANCE VIDAS NEGRAS

Produzido em 2019.

Performance coreográfica e produção de vídeo CLIP VIDAS NEGRAS – 2019: Coreografia que retrata o genocídio negro no Brasil de uma realidade completamente racista e segregacionista.

PERFOMANCE ALEGRIA E LAMENTO

Produzido em 2021.

2021 – PRODUÇÃO DE VÍDEO CLIP ALEGRIA E LAMENTO Clip que retrata a resistência de um povo que apesar de todo o racismo como estrutura na sociedade, ri e resiste, trazendo a alegria também como forma de luta. Esse povo salda o sol, a natureza e o universo, é um povo de fé, que busca em meio a tantas batalhas um toque de leveza e risos. Alegria e lamento parabeniza o povo negro que com muita resiliência e resistência pauta a construção de uma sociedade antirracista.

FRAGMENTO NA GIRA DO MUNDO

Produzido em 2022.

FRAGMENTO ESPETÁCULO NA GIRA DO MUNDO - 2022 Uma reflexão sobre a intolerância religiosa tão vigente em toda a sociedade.

ARUANDA

Espetáculo produzido em 2023 e 2024.

ARUANDA – 2023 um lugar onde a pureza do amor brilha como sol da manhã, aquecendo não apenas os corpos, mas também as almas. As pessoas que habitam nesse lugar são guiadas pelos ensinamentos daquelas que vieram antes de si, honram cada ser humano como um elo sagrado na corrente da vida. O respeito é a essência que permeia o ar, um respeito na jornada de cada ser, pela diversidade e pela unidade que se compartilha.  ARUANDA é um universo de fé, de respeito e de alegria que, ao mesmo tempo se individualiza no íntimo de cada ser, comunga de um templo maior, de um paraíso de uma ARUANDA.

SEMANAS DE CONSCIÊNCIA NEGRA

Produções:

Evento de grande mobilização social anual onde são realizadas palestras, oficinas, debates e apresentações culturais, direcionadas a valorização e respeito da cultura de matriz Africana.

I Semana de Consciência Negra de Açailândia: A beleza da Raça - 2009 II Semana de Consciência Negra de Açailândia: Traços da nossa negritude – 2010 III Semana de Consciência Negra de Açailândia: Vivendo minha Afrodescendência - 2011 IV Semana de Consciência Negra de Açailândia: Descobrindo a Beleza de nossas raízes – 2011 V Semana de Consciência Negra de Açailândia – Exaltando a Raça Afro – 2013 VI Semana de Consciência Negra de Açailândia – Salve a Diversidade, Viva o Respeito – 2014 VII Semana de consciência Negra de Açailândia – “Direitos e Justiça não têm cor!” – 2015 Espetáculo Centro 20 anos – 2016 VIII Semana da Consciência Negra – Amor e respeito, princípio de toda fé – 2017 IX Semana da Consciência Negra – UBUNTU – 2018 X Semana da Consciência Negra – Vidas Negras Importam – 2019 XX Dia da Consciência Negra – Resistência – 2020 XI Semana da Consciência Negra – Celebrando a Vida 2021 XII Semana Consciência Negra – Tudo que nós tem é nós – 2022 XIII Semana de Consciência Negra – Mulher e Negritude - 2023

CONTATOS

ONDE NOS ENCONTRAR

Copyright 2024