Blog

Semana de Aniversário e Consciência Negra

Por, Yonná Luma

Durante o mês do novembro a ACAA e o CDVDH/CB promoveu um verdadeiro aquilombamento através da XVI Semana de Consciência Negra. Dentro da programação realizamos inúmeras apresentações culturais, formações sobre a importância da Consciência Negra e oficinas de dança afro.
Em especial as organizações de educação foram as grandes beneficiadas com estas ações que estiveram presentes dentro e fora do município de Açailândia. Nas rodas de conversas foram muitos os momentos marcantes que tornam este momento tão necessário. O Brasil continua sendo um país racista, segregador e por vezes desumaniza corpos e territórios racializados. Acreditamos na força transformadora da educação para a construção de uma sociedade melhor.

Foto: Leidiane Sousa

Em roda com estudantes, compartilhando saberes, histórias e pertencimento do povo preto.

Além de tudo isso comemoramos os 29 anos do CDVDH/CB com muita arte a serviço de uma cultura libertadora. Teve ARUANDA fazendo um rito ecumênico de celebração dessa Organização tão importante e as crianças e adolescentes mostrando o futuro transformador que é possível através da arte e da cultura.

Foto: Thiago Santos

Celebração de 29 anos do CDVDH/CB, momento de celebração e força dessa organização.

Transformamos as ruas num verdadeiro cortejo de cores e resistência. Teve batuque, alegria, risos e uma força que contagiou não apenas que participou, mas também quem presenciou. Presenciou o orgulho e o pertencimento de celebrar a força da raiz negra existente em nossa identidade brasileira.
O mês de novembro é o mês negro, mas reforçamos a importância da pauta racial todos os dias, pois o racismo é latente e violento em nosso país.
Essas ações continuam ainda em dezembro, trazendo a consciência de ser de um povo ancestral que construiu este país junto com os povos originários.
Vamos seguir aquilombando com alegria e orgulho até o dia que todas às pessoas alcancem a sua consciência de ser.

Foto: Thiago Santos

Multidão fecha avenida com muito dança, cantoria, axé e folia na semana de consciência negra.

CONTATOS

ONDE NOS ENCONTRAR

Copyright 2024